Por que Humanos de Negócios?
O que são empresas?
Por que foram criadas?
Somos diariamente impactados por marcas, peças publicitárias e estímulos relativos ao consumo de todos os tipos. Empresas fazem parte de nossas vidas de uma maneira altamente relevante, mas raramente paramos para fazer esta reflexão: Qual o propósito de uma empresa existir?
As empresas nasceram para atender necessidades das pessoas. Inúmeros tipos de produtos foram criados e evoluíram ao longo do tempo, transformando a vida humana: calçados, roupas, armas, casas, móveis, alimentos, aparelhos eletrônicos, entre milhares de coisas.
A revolução industrial e o aumento da produtividade aceleraram este processo, impulsionando o consumo e gerando uma escalada nos lucros. Este movimento gerou bastante prosperidade, mas também uma série de crises que estão bastante presentes no planeta hoje: financeira, ambiental, social, política e de relações.
Em busca de ganhos pessoais, uma parte importante dos profissionais do mercado de trabalho aprendeu que o mais importante é gerar valor para acionistas, sem refletir sobre os impactos desta obsessão. As consequências: altas taxas de doenças mentais, vícios, crescentes taxas de suicídio e assassinatos. O nosso modelo de crescimento e de desenvolvimento virou um problema coletivo.
Precisamos de novas referências de lideranças que possam resgatar o espírito original de fazer negócios -- atender necessidades reais por meio de relações saudáveis.
Precisamos de novas referências de lideranças em todos os tipos de organizações para nos ajudar a resgatar o espírito original de fazer negócios
Saiba como foi nosso evento de
lançamento do projeto
Larissa Rosa
Foto: Daniel Pinheiro
Cello - Larissa Rosa
Larissa Rosa ingressou na música com 12 anos no Instituto Baccarelli, aos 16 anos entrou para Orquestra Juvenil Heliópolis.
Participou de shows com artistas renomados como: O renomado tenor Andrea Bocelli, Roger Waters, Vanessa da Mata entre outros.
Recentemente participou de um evento da Sodexo na França.
No dia 1º de agosto, fizemos um evento na Unibes Cultural para lançar o Humanos de Negócios! Tivemos uma palestra do Rodrigo Vieira da Cunha sobre a apresentação do projeto e logo em seguida um debate de peito aberto com Claudio Sassaki (CEO Geekie) e Maure Pessanha (diretora-executiva da Artemisia).
Também tivemos uma palestra do pesquisador de sabedorias ancestrais, Ichiro Takahashi, que falou sobre como conciliar propósito e bens materiais. Durante a manhã, fomos inspirados por música, pela artista Larissa Rosa e pela Banda Emanazul.
Mais de 200 pessoas acompanharam este momento muito especial para o projeto e saímos totalmente inspirados para fazer mais! Teremos novidades em breve!
Rodrigo V Cunha
Na palestra de abertura do evento, Rodrigo Vieira da Cunha mostrou algumas das consequências que decisões de negócios baseada na visão de curto prazo trazem para a humanidade e para o Planeta Terra. E também trouxe exemplos de Humanos de Negócios que inspiram a mudança de consciência para usar o poder dos negócios para causar impacto positivo e evolução.
Rodrigo V. Cunha
Foto: Daniel Pinheiro
Claudio Sassaki e Maure Pessanha
Foto: Daniel Pinheiro
Claudio Sassaki e Maure Pessanha
Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.
Quando assumiu a primeira aceleradora de negócios sociais do Brasil (Artemisia), Maure Pessanha trouxe elementos de autoconhecimento para transformar a vida e o potencial de diversos empreendedores da nova geração brasileira.
Emanazul
Foto: Daniel Pinheiro
Emanazul
Emanazul é um projeto musical de Ana Clara Cenamo e Renato Dias. Juntos há 13 anos e com uma filha de 9, o casal começou a compor a partir de um caminho de autodesenvolvimento e consciência.
Renato Dias - Voz e Violão
Ana Clara Cenamo - Voz e Maracá
Cris Romagna - Voz e Violão
Leandro Tenório - Violoncelo
Rafael Vasconcellos - Percussão
Ichiro Takahashi
Pesquisa há mais de duas décadas sabedorias ancestrais em lugares como Índia, Nepal, Tibet, Butão, China, Japão, Peru, México e Brasil. Seu trabalho conecta este conhecimento com a jornada de líderes de diversas partes do mundo buscando evolução espiritual para aumentar seu impacto positivo no mundo.
Sua palestra no lançamento do Humanos de Negócios trouxe elementos para inspirar a tomada de decisão com base na harmonia entre bens materiais e prática espiritual.
Ichiro Takahashi
Foto: Daniel Pinheiro
Durante o evento, pedimos para as pessoas pensarem em líderes que inspiravam elas.
Você já pensou sobre isso? Quando não temos nenhuma referência, seguimos o que a mídia de massa nos sugere. E estas referências precisam mudar. Simplesmente porque os líderes de negócios que são referências hoje são parte do problema que temos no mundo hoje.
Para entender mais sobre isso, sugerimos a leitura do Ensaio que preparamos sobre este tema.
Carol Cintra e Gabi Guerra
ThoughtWorks
Uma geek e outra ativista, as duas são co-presidentes de uma das mais inovadoras e provocadores empresas de tecnologia da atualidade, a Thoughtworks. Lá, diversidade, justiça de gêneros e condições iguais para todos são tão importantes quanto negócios com algumas das maiores empresas do mundo.
Conheça as pessoas entrevistadas
Claudia Sender
Latam Airlines
A clássica história de um talento que teve a oportunidade de aflorar apesar da origem humilde. Nascida em família de classe média baixa, Claudia cresceu velozmente na carreira até se tornar VP de Marketing em uma grande empresa e depois CEO de uma companhia aérea. Sem nunca perder a humanidade.
Claudio Sassaki
Geekie
Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.
Charles Eisenstein
Autor e Palestrante
Pensador radical, Eisenstein acredita que chegou a hora de mudar a nossa visão sobre o mundo. O normal já era: precisamos fazer as coisas de outro jeito, ou vamos intensificar todas as crises pelas quais estamos passando. Ele acredita que seu papel é influenciar o sistema de fora para dentro.
Ernesto Van Peborgh
El Viaje de Odiseo
“Eu era um predador”. O argentino Ernesto Van Peborgh percebeu que sua vida de investidor estava ajudando a gerar concentração de renda e destruição no meio ambiente. Então, um dia, ele teve a sorte de sentar na frente de uma prêmio Nobel chamada Elinor Nostrom. Sua vida se transformou numa busca pela otimização de recursos compartilhados, inclusive intelectuais.
Jean Claude Ramirez
Bain & Co
Presidente da Bain & Co, uma das três maiores consultorias do mundo. Extremamente cuidadoso com as pessoas, cresceu numa vida praticamente rural num dos países mais pobres do mundo, Honduras. Sua infância rica em diversidade e extremos culturais é a base da gestão de um dos negócios mais demandantes em capacidade intelectual e horas trabalhadas no mundo.
Wellington Nogueira
Doutores da Alegria
Enquanto tentava carreira na Broadway, Wellington aceitou o convite de uma amiga para conhecer o trabalho de Patch Adams nos hospitais para crianças com câncer. Ali descobriu sua vocação e passou a dedicar sua vida ao artista mais versátil que existe: o palhaço. E assim mudou a vida de milhares de crianças no Brasil.
Safia Minney
People Tree
Pioneira no tema do comércio justo, Safia fundou no início dos anos 90 a People Tree, uma das primeiras marcas de roupas sustentáveis do mundo. Com o crescimento da empresa, Safia se tornou uma voz de referência na melhora das condições de trabalho na indústria têxtil pelo mundo.
Fale Conosco
Somos acima de tudo
Sobre o projeto
Histórias de líderes que inspiram a evolução dos negócios.
Quem é Rodrigo V Cunha?
Rodrigo V Cunha estuda movimentos contemporâneos de evolução da humanidade para interpretar e compartilhar conteúdos em diferentes formas: palestras, textos, apresentações, artigos e conversas.
Rodrigo é CEO da ProfilePR, uma agência de relações públicas que conta histórias que inspiram a evolução para marcas como Anima Educação, NovoNordisk, ThoughtWorks, CBMM, Maraé Investimentos, TED, UN Foundation, Yale, entre outras. Rodrigo é também embaixador-sênior do TED no Brasil, sócio da agência LiveAD e curador do LiveTalks.
Organiza voluntariamente retiros sobre desenvolvimento de consciência com líderes de diversos países e está escrevendo o livro Humanos de Negócios, que vai contar histórias de líderes que transformam o jeito de fazer negócios com base em valores positivos, sonhos e paixão.
Organizou o livro ‘Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, escolhido pela revista Exame como um dos 10 melhores do mundo em 2004 e foi colunista da revista Vida Simples.
Idealizou a rede +SocialGood, para a Fundação das Nações Unidas. É membro da NELIS, rede global de líderes pela sustentabilidade, é conselheiro do Civi-Co e membro-fundador do movimento AGORA!, que tem o objetivo de atualizar a maneira como se faz política no Brasil. Tem 41 anos, casado, três filhos e surfa desde os 12 anos.