a evolução

Liderando para

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Foto: Daniel Pinheiro 

Humano de Negócios
Humano de Negócios

Humanos de Negócios é um projeto que conta histórias de homens e mulheres dedicados a transformar o mundo dos negócios em um lugar mais consciente e inspirador.

Conheça essas jornadas apaixonantes e inspire-se com elas.

Hune_danielpinheiro© _ Humanos de Negóci
Inspire-se-Conosco.png

Foto: Daniel Pinheiro

 

Por que Humanos de Negócios?

Humano de Negócios
Humano de Negócios

O que são empresas?

Por que foram criadas?

Somos diariamente impactados por marcas, peças publicitárias e estímulos relativos ao consumo de todos os tipos. Empresas fazem parte de nossas vidas de uma maneira altamente relevante, mas raramente paramos para fazer esta reflexão: Qual o propósito de uma empresa existir?

 

As empresas nasceram para atender necessidades das pessoas. Inúmeros tipos de produtos foram criados e evoluíram ao longo do tempo, transformando a vida humana: calçados, roupas, armas, casas, móveis, alimentos, aparelhos eletrônicos, entre milhares de coisas.

 

A revolução industrial e o aumento da produtividade aceleraram este processo, impulsionando o consumo e gerando uma escalada nos lucros. Este movimento gerou bastante prosperidade, mas também uma série de crises que estão bastante presentes no planeta hoje: financeira, ambiental, social, política e de relações.

 

Em busca de ganhos pessoais, uma parte importante dos profissionais do mercado de trabalho aprendeu que o mais importante é gerar valor para acionistas, sem refletir sobre os impactos desta obsessão. As consequências: altas taxas de doenças mentais, vícios, crescentes taxas de suicídio e assassinatos. O nosso modelo de crescimento e de desenvolvimento virou um problema coletivo.

 

Precisamos de novas referências de lideranças que possam resgatar o espírito original de fazer negócios -- atender necessidades reais por meio de relações saudáveis.

Humano de Negócios
Humano de Negócios

Precisamos de novas referências de lideranças em todos os tipos de organizações para nos ajudar a resgatar o espírito original de fazer negócios

Por que as empresas existem?
 

Saiba como foi nosso evento de

Humano de Negócios

lançamento do projeto

Larissa Rosa

Foto: Daniel Pinheiro

Cello - Larissa Rosa

Larissa Rosa ingressou na música com 12 anos no Instituto Baccarelli, aos 16 anos entrou para Orquestra Juvenil Heliópolis. 

Participou de shows com artistas renomados como: O renomado tenor Andrea Bocelli, Roger Waters, Vanessa da Mata entre outros.

Recentemente participou de um evento da Sodexo na França.

  • Black Instagram Icon

No dia 1º de agosto, fizemos um evento na Unibes Cultural para lançar o Humanos de Negócios! Tivemos uma palestra do Rodrigo Vieira da Cunha sobre a apresentação do projeto e logo em seguida um debate de peito aberto com Claudio Sassaki (CEO Geekie) e Maure Pessanha (diretora-executiva da Artemisia).

Também tivemos uma palestra do pesquisador de sabedorias ancestrais, Ichiro Takahashi, que falou sobre como conciliar propósito e bens materiais. Durante a manhã, fomos inspirados por música, pela artista Larissa Rosa e pela Banda Emanazul.

 

Mais de 200 pessoas acompanharam este momento muito especial para o projeto e saímos totalmente inspirados para fazer mais! Teremos novidades em breve!

Rodrigo V Cunha

Na palestra de abertura do evento, Rodrigo Vieira da Cunha mostrou algumas das consequências que decisões de negócios baseada na visão de curto prazo trazem para a humanidade e para o Planeta Terra. E também trouxe exemplos de Humanos de Negócios que inspiram a mudança de consciência para usar o poder dos negócios para causar impacto positivo e evolução. 

logotype-monogram.png

Rodrigo V. Cunha

Foto: Daniel Pinheiro

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Foto: Daniel Pinheiro

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.

Quando assumiu a primeira aceleradora de negócios sociais do Brasil (Artemisia), Maure Pessanha trouxe elementos de autoconhecimento para transformar a vida e o potencial de diversos empreendedores da nova geração brasileira.

logo geekie.png
logo-artemisia.png

Emanazul

Foto: Daniel Pinheiro

Emanazul

Emanazul é um projeto musical de Ana Clara Cenamo e Renato Dias. Juntos há 13 anos e com uma filha de 9, o casal começou a compor a partir de um caminho de autodesenvolvimento e consciência.

Renato Dias - Voz e Violão

Ana Clara Cenamo - Voz e Maracá

Cris Romagna - Voz e Violão

Leandro Tenório - Violoncelo

Rafael Vasconcellos - Percussão

  • Preto Ícone Facebook
  • Black Instagram Icon

Ichiro Takahashi

Pesquisa há mais de duas décadas sabedorias ancestrais em lugares como Índia, Nepal, Tibet, Butão, China, Japão, Peru, México e Brasil. Seu trabalho conecta este conhecimento com a jornada de líderes de diversas partes do mundo buscando evolução espiritual para aumentar seu impacto positivo no mundo.

 

Sua palestra no lançamento do Humanos de Negócios trouxe elementos para inspirar a tomada de decisão com base na harmonia entre bens materiais e prática espiritual. 

Ichiro Takahashi

Foto: Daniel Pinheiro

 

Galeria de fotos

Fotos: Daniel Pinheiro

Durante o evento, pedimos para as pessoas pensarem em líderes que inspiravam elas.

 

Você já pensou sobre isso? Quando não temos nenhuma referência, seguimos o que a mídia de massa nos sugere. E estas referências precisam mudar. Simplesmente porque os líderes de negócios que são referências hoje são parte do problema que temos no mundo hoje.

 

Para entender mais sobre isso, sugerimos a leitura do Ensaio que preparamos sobre este tema.

Humano de Negócios
Qual é a sua liderança?
 

Na mídia

papo de homem
Revista-se Reserva
CBN
 
Adriana Barbosa

Adriana Barbosa

Feira Preta

Inspirada pela efervescência cultural do movimento negro no início dos anos 2000, Adriana criou a Feira Preta e venceu o preconceito para criar a maior feira afrodescendente da América Latina.

Ana Lucia Villela

Ana Lucia Villela

Instituto Alana

Aos 8 anos de idade, seus pais foram vítimas de um acidente aéreo. Do dia para noite, herdou o maior banco brasileiro. Começava ali a jornada que mais tarde se materializou no Instituto Alana para inclusão social e combate ao consumismo infantil.

Carol Cintra e Gabi Guerra

Carol Cintra e Gabi Guerra

ThoughtWorks

Uma geek e outra ativista, as duas são co-presidentes de uma das mais inovadoras e provocadores empresas de tecnologia da atualidade, a Thoughtworks. Lá, diversidade, justiça de  gêneros e condições iguais para todos são tão importantes quanto negócios com algumas das maiores empresas do mundo.

Conheça as pessoas entrevistadas

Carolina Ignarra

Carolina Ignarra

Talento Incluir

 Um dia, a caminho do trabalho, Carol foi atingida por um automóvel e ficou paraplégica. A partir dali sua vida virou um instrumento para criar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência.

Claudia Sender

Claudia Sender

Latam Airlines

A clássica história de um talento que teve a oportunidade de aflorar apesar da origem humilde. Nascida em família de classe média baixa, Claudia cresceu velozmente na carreira até se tornar VP de Marketing em uma grande empresa e depois CEO de uma companhia aérea. Sem nunca perder a humanidade.

Claudio Sassaki

Claudio Sassaki

Geekie

 Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.

Charles Eisenstein

Charles Eisenstein

Autor e Palestrante

Pensador radical, Eisenstein acredita que chegou a hora de mudar a nossa visão sobre o mundo. O normal já era: precisamos fazer as coisas de outro jeito, ou vamos intensificar todas as crises pelas quais estamos passando. Ele acredita que seu papel é influenciar o sistema de fora para dentro.

Chris Anderson

Chris Anderson

TED Talks

Chris vendeu seu negócio no auge da bolha da internet e investiu na sua paixão: comprou o TED para expandir o alcance do evento e torná-lo um dos mais influentes ecossistemas de ideias relevantes para o mundo.

Daniel Castanho

Daniel Castanho

Anima Educação

Filho de educadores, Castanho comprou universidades com problemas de gestão para montar do nada um grupo educacional que está entre os mais importantes do Brasil. A Anima quer mudar o jeito que as pessoas aprendem.

Daniel Izzo

Daniel Izzo

Vox Capital

“Cansei de fazer os ricos mais ricos”. Com esse pensamento, Daniel Izzo pediu demissão de uma multinacional e montou o primeiro fundo de investimento de impacto social no Brasil, a Vox Capital.

Edgard Gouveia Jr.

Edgard Gouveia Jr.

Arquiteto e

Mobilizador social

Quando pequeno, Edgard viu um documentário sobre o holocausto e resolveu que não fazia parte da espécie humana. Quando se reconheceu humano no início da vida adulta, passou a se dedicar a explorar o potencial de realização das pessoas.

Ernesto Van Peborgh

Ernesto Van Peborgh

El Viaje de Odiseo

 “Eu era um predador”. O argentino Ernesto Van Peborgh percebeu que sua vida de investidor estava ajudando a gerar concentração de renda e destruição no meio ambiente. Então, um dia, ele teve a sorte de sentar na frente de uma prêmio Nobel chamada Elinor Nostrom. Sua vida se transformou numa busca pela otimização de recursos compartilhados, inclusive intelectuais.

Fabio Barbosa

Fabio Barbosa

Ex-presidente Banco Real, Santander e Febraban

Pioneiro na prática de sustentabilidade entre grandes empresas, Fabio Barbosa foi reconhecido pela ONU, Financial Times, entre outros, por liderar uma transformação ética no mercado financeiro à frente do icônico Banco Real.

Guilherme Leal

Guilherme Leal

Natura

Inspirado pela força da selva amazônica brasileira, Leal criou com os sócios um negócio único no mundo. A empresa de cosméticas é referência mundial em criar oportunidades de renda por meia da harmonia entre os humanos e a floresta.

Jayme Garfinkel

Jayme Garfinkel

Porto Seguro

Herdeiro de uma das maiores seguradoras do Brasil, Jayme resolveu colocar sua energia para enfrentar um dos maiores males da modernidade: as condições subhumanas dos presídios.

Jean Claude Ramirez

Jean Claude Ramirez

Bain & Co

Presidente da Bain & Co, uma das três maiores consultorias do mundo. Extremamente cuidadoso com as pessoas, cresceu numa vida praticamente rural num dos países mais pobres do mundo, Honduras. Sua infância rica em diversidade e extremos culturais é a base da gestão de um dos negócios mais demandantes em capacidade intelectual e horas trabalhadas no mundo.

Joan Melé

Joan Melé

Dinero y Conciencia

Um banco pode ser ético? Joan acreditava que sim ao fundar o Triodos Bank na Espanha. Durante a crise espanhola nos anos 90, ele impulsionou o crescimento do banco dando empréstimo com juros menor quando todos os bancos tinham fechado as linhas de crédito.

Marko Brajovic

Marko Brajovic

Atelier Marko Brajovic

Ao chegar em São Paulo, o arquiteto croata Marko Brajovic, descobriu que a cidade era um monstro, com toda sua beleza e feiúra. Fez da maior metrópole brasileira e de Paraty suas bases para explorar uma arquitetura contemporânea inspirada na natureza.

Maure Pessanha

Maure Pessanha

Artemisia

Quando assumiu a primeira aceleradora de negócios sociais do Brasil, Maure trouxe elementos de autoconhecimento para transformar a vida e o potencial de diversos empreendedores da nova geração brasileira.

Paula Dib

Paula Dib

Designer Social

Nascida sem um braço, Paula aprendeu a usar sua característica especial para transformar o jeito com que muitas pessoas veem o mundo. Ela entende o tempo e as necessidades de cada lugar onde passa para usa o design para facilitar a evolução.

Wellington Nogueira

Wellington Nogueira

Doutores da Alegria

Enquanto tentava carreira na Broadway, Wellington aceitou o convite de uma amiga para conhecer o trabalho de Patch Adams nos hospitais para crianças com câncer. Ali descobriu sua vocação e passou a dedicar sua vida ao artista mais versátil que existe: o palhaço. E assim mudou a vida de milhares de crianças no Brasil.

Safia Minney

Safia Minney

People Tree

Pioneira no tema do comércio justo, Safia fundou no início dos anos 90 a People Tree, uma das primeiras marcas de roupas sustentáveis do mundo. Com o crescimento da empresa, Safia se tornou uma voz de referência na melhora das condições de trabalho na indústria têxtil pelo mundo.

humanos e negócios
 

Fale Conosco

Somos acima de tudo

humanos

Obrigado! Mensagem enviada com sucesse.

 

Sobre o projeto

Rodrigo V Cunha

Histórias de líderes que inspiram a evolução dos negócios.

Quem é Rodrigo V Cunha?

logotype-monogram.png

Rodrigo V Cunha estuda movimentos contemporâneos de evolução da humanidade para interpretar e compartilhar conteúdos em diferentes formas: palestras, textos, apresentações, artigos e conversas.

 

Rodrigo é CEO da ProfilePR, uma agência de relações públicas que conta histórias que inspiram a evolução para marcas como Anima Educação, NovoNordisk, ThoughtWorks, CBMM, Maraé Investimentos, TED, UN Foundation, Yale, entre outras. Rodrigo é também embaixador-sênior do TED no Brasil, sócio da agência LiveAD e curador do LiveTalks.

 

Organiza voluntariamente retiros sobre desenvolvimento de consciência com líderes de diversos países e está escrevendo o livro Humanos de Negócios, que vai contar histórias de líderes que transformam o jeito de fazer negócios com base em valores positivos, sonhos e paixão.

 

Organizou o livro ‘Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, escolhido pela revista Exame como um dos 10 melhores do mundo em 2004 e foi colunista da revista Vida Simples.

 

Idealizou a rede +SocialGood, para a Fundação das Nações Unidas. É membro da NELIS, rede global de líderes pela sustentabilidade, é conselheiro do Civi-Co e membro-fundador do movimento AGORA!, que tem o objetivo de atualizar a maneira como se faz política no Brasil. Tem 41 anos, casado, três filhos e surfa desde os 12 anos.

Quer receber informações sobre o projeto em seu email?

Obrigado! Mensagem enviada.