a evolução

Liderando para

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Foto: Daniel Pinheiro 

Humanos de Negócios é um projeto que conta histórias de homens e mulheres dedicados a transformar o mundo dos negócios em um lugar mais consciente e inspirador.

Conheça essas jornadas apaixonantes e inspire-se com elas.

Inspire-se-Conosco.png

Foto: Daniel Pinheiro

 

Por que Humanos de Negócios?

O que são empresas?

Por que foram criadas?

Somos diariamente impactados por marcas, peças publicitárias e estímulos relativos ao consumo de todos os tipos. Empresas fazem parte de nossas vidas de uma maneira altamente relevante, mas raramente paramos para fazer esta reflexão: Qual o propósito de uma empresa existir?

 

As empresas nasceram para atender necessidades das pessoas. Inúmeros tipos de produtos foram criados e evoluíram ao longo do tempo, transformando a vida humana: calçados, roupas, armas, casas, móveis, alimentos, aparelhos eletrônicos, entre milhares de coisas.

 

A revolução industrial e o aumento da produtividade aceleraram este processo, impulsionando o consumo e gerando uma escalada nos lucros. Este movimento gerou bastante prosperidade, mas também uma série de crises que estão bastante presentes no planeta hoje: financeira, ambiental, social, política e de relações.

 

Em busca de ganhos pessoais, uma parte importante dos profissionais do mercado de trabalho aprendeu que o mais importante é gerar valor para acionistas, sem refletir sobre os impactos desta obsessão. As consequências: altas taxas de doenças mentais, vícios, crescentes taxas de suicídio e assassinatos. O nosso modelo de crescimento e de desenvolvimento virou um problema coletivo.

 

Precisamos de novas referências de lideranças que possam resgatar o espírito original de fazer negócios -- atender necessidades reais por meio de relações saudáveis.

Precisamos de novas referências de lideranças em todos os tipos de organizações para nos ajudar a resgatar o espírito original de fazer negócios

 

Saiba como foi nosso evento de

lançamento do projeto

Larissa Rosa

Foto: Daniel Pinheiro

Cello - Larissa Rosa

Larissa Rosa ingressou na música com 12 anos no Instituto Baccarelli, aos 16 anos entrou para Orquestra Juvenil Heliópolis. 

Participou de shows com artistas renomados como: O renomado tenor Andrea Bocelli, Roger Waters, Vanessa da Mata entre outros.

Recentemente participou de um evento da Sodexo na França.

  • Black Instagram Icon

No dia 1º de agosto, fizemos um evento na Unibes Cultural para lançar o Humanos de Negócios! Tivemos uma palestra do Rodrigo Vieira da Cunha sobre a apresentação do projeto e logo em seguida um debate de peito aberto com Claudio Sassaki (CEO Geekie) e Maure Pessanha (diretora-executiva da Artemisia).

Também tivemos uma palestra do pesquisador de sabedorias ancestrais, Ichiro Takahashi, que falou sobre como conciliar propósito e bens materiais. Durante a manhã, fomos inspirados por música, pela artista Larissa Rosa e pela Banda Emanazul.

 

Mais de 200 pessoas acompanharam este momento muito especial para o projeto e saímos totalmente inspirados para fazer mais! Teremos novidades em breve!

Rodrigo V Cunha

Na palestra de abertura do evento, Rodrigo Vieira da Cunha mostrou algumas das consequências que decisões de negócios baseada na visão de curto prazo trazem para a humanidade e para o Planeta Terra. E também trouxe exemplos de Humanos de Negócios que inspiram a mudança de consciência para usar o poder dos negócios para causar impacto positivo e evolução. 

logotype-monogram.png

Rodrigo V. Cunha

Foto: Daniel Pinheiro

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Foto: Daniel Pinheiro

Claudio Sassaki e Maure Pessanha

Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.

Quando assumiu a primeira aceleradora de negócios sociais do Brasil (Artemisia), Maure Pessanha trouxe elementos de autoconhecimento para transformar a vida e o potencial de diversos empreendedores da nova geração brasileira.

logo geekie.png
logo-artemisia.png

Emanazul

Foto: Daniel Pinheiro

Emanazul

Emanazul é um projeto musical de Ana Clara Cenamo e Renato Dias. Juntos há 13 anos e com uma filha de 9, o casal começou a compor a partir de um caminho de autodesenvolvimento e consciência.

Renato Dias - Voz e Violão

Ana Clara Cenamo - Voz e Maracá

Cris Romagna - Voz e Violão

Leandro Tenório - Violoncelo

Rafael Vasconcellos - Percussão

  • Preto Ícone Facebook
  • Black Instagram Icon

Ichiro Takahashi

Pesquisa há mais de duas décadas sabedorias ancestrais em lugares como Índia, Nepal, Tibet, Butão, China, Japão, Peru, México e Brasil. Seu trabalho conecta este conhecimento com a jornada de líderes de diversas partes do mundo buscando evolução espiritual para aumentar seu impacto positivo no mundo.

 

Sua palestra no lançamento do Humanos de Negócios trouxe elementos para inspirar a tomada de decisão com base na harmonia entre bens materiais e prática espiritual. 

Ichiro Takahashi

Foto: Daniel Pinheiro

 

Galeria de fotos

Fotos: Daniel Pinheiro

Durante o evento, pedimos para as pessoas pensarem em líderes que inspiravam elas.

 

Você já pensou sobre isso? Quando não temos nenhuma referência, seguimos o que a mídia de massa nos sugere. E estas referências precisam mudar. Simplesmente porque os líderes de negócios que são referências hoje são parte do problema que temos no mundo hoje.

 

Para entender mais sobre isso, sugerimos a leitura do Ensaio que preparamos sobre este tema.

 

Na mídia

papo de homem
Revista-se Reserva
CBN
 

Adriana Barbosa

Feira Preta

Inspirada pela efervescência cultural do movimento negro no início dos anos 2000, Adriana criou a Feira Preta e venceu o preconceito para criar a maior feira afrodescendente da América Latina.

Ana Lucia Villela

Instituto Alana

Aos 8 anos de idade, seus pais foram vítimas de um acidente aéreo. Do dia para noite, herdou o maior banco brasileiro. Começava ali a jornada que mais tarde se materializou no Instituto Alana para inclusão social e combate ao consumismo infantil.

Carol Cintra e Gabi Guerra

ThoughtWorks

Uma geek e outra ativista, as duas são co-presidentes de uma das mais inovadoras e provocadores empresas de tecnologia da atualidade, a Thoughtworks. Lá, diversidade, justiça de  gêneros e condições iguais para todos são tão importantes quanto negócios com algumas das maiores empresas do mundo.

Conheça as pessoas entrevistadas

Carolina Ignarra

Talento Incluir

 Um dia, a caminho do trabalho, Carol foi atingida por um automóvel e ficou paraplégica. A partir dali sua vida virou um instrumento para criar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência.

Claudia Sender

Latam Airlines

A clássica história de um talento que teve a oportunidade de aflorar apesar da origem humilde. Nascida em família de classe média baixa, Claudia cresceu velozmente na carreira até se tornar VP de Marketing em uma grande empresa e depois CEO de uma companhia aérea. Sem nunca perder a humanidade.

Claudio Sassaki

Geekie

 Um dia, Claudio Sassaki olhou para sua vida e viu apenas caos. O casamento já tinha acabado e seu trabalho não fazia mais sentido. Então, jogou para o alto a carreira num banco de investimento para fundar a Geekie, uma das empresas mais inovadoras de educação no Brasil e no mundo.

Charles Eisenstein

Autor e Palestrante

Pensador radical, Eisenstein acredita que chegou a hora de mudar a nossa visão sobre o mundo. O normal já era: precisamos fazer as coisas de outro jeito, ou vamos intensificar todas as crises pelas quais estamos passando. Ele acredita que seu papel é influenciar o sistema de fora para dentro.

Chris Anderson

TED Talks

Chris vendeu seu negócio no auge da bolha da internet e investiu na sua paixão: comprou o TED para expandir o alcance do evento e torná-lo um dos mais influentes ecossistemas de ideias relevantes para o mundo.

Daniel Castanho

Anima Educação

Filho de educadores, Castanho comprou universidades com problemas de gestão para montar do nada um grupo educacional que está entre os mais importantes do Brasil. A Anima quer mudar o jeito que as pessoas aprendem.

Daniel Izzo

Vox Capital

“Cansei de fazer os ricos mais ricos”. Com esse pensamento, Daniel Izzo pediu demissão de uma multinacional e montou o primeiro fundo de investimento de impacto social no Brasil, a Vox Capital.

Edgard Gouveia Jr.

Arquiteto e

Mobilizador social

Quando pequeno, Edgard viu um documentário sobre o holocausto e resolveu que não fazia parte da espécie humana. Quando se reconheceu humano no início da vida adulta, passou a se dedicar a explorar o potencial de realização das pessoas.

Ernesto Van Peborgh

El Viaje de Odiseo

 “Eu era um predador”. O argentino Ernesto Van Peborgh percebeu que sua vida de investidor estava ajudando a gerar concentração de renda e destruição no meio ambiente. Então, um dia, ele teve a sorte de sentar na frente de uma prêmio Nobel chamada Elinor Nostrom. Sua vida se transformou numa busca pela otimização de recursos compartilhados, inclusive intelectuais.

Fabio Barbosa

Ex-presidente Banco Real, Santander e Febraban

Pioneiro na prática de sustentabilidade entre grandes empresas, Fabio Barbosa foi reconhecido pela ONU, Financial Times, entre outros, por liderar uma transformação ética no mercado financeiro à frente do icônico Banco Real.

Guilherme Leal

Natura

Inspirado pela força da selva amazônica brasileira, Leal criou com os sócios um negócio único no mundo. A empresa de cosméticas é referência mundial em criar oportunidades de renda por meia da harmonia entre os humanos e a floresta.

Jayme Garfinkel

Porto Seguro

Herdeiro de uma das maiores seguradoras do Brasil, Jayme resolveu colocar sua energia para enfrentar um dos maiores males da modernidade: as condições subhumanas dos presídios.

Jean Claude Ramirez

Bain & Co

Presidente da Bain & Co, uma das três maiores consultorias do mundo. Extremamente cuidadoso com as pessoas, cresceu numa vida praticamente rural num dos países mais pobres do mundo, Honduras. Sua infância rica em diversidade e extremos culturais é a base da gestão de um dos negócios mais demandantes em capacidade intelectual e horas trabalhadas no mundo.

Joan Melé

Dinero y Conciencia

Um banco pode ser ético? Joan acreditava que sim ao fundar o Triodos Bank na Espanha. Durante a crise espanhola nos anos 90, ele impulsionou o crescimento do banco dando empréstimo com juros menor quando todos os bancos tinham fechado as linhas de crédito.

Marko Brajovic

Atelier Marko Brajovic

Ao chegar em São Paulo, o arquiteto croata Marko Brajovic, descobriu que a cidade era um monstro, com toda sua beleza e feiúra. Fez da maior metrópole brasileira e de Paraty suas bases para explorar uma arquitetura contemporânea inspirada na natureza.

Maure Pessanha

Artemisia

Quando assumiu a primeira aceleradora de negócios sociais do Brasil, Maure trouxe elementos de autoconhecimento para transformar a vida e o potencial de diversos empreendedores da nova geração brasileira.

Paula Dib

Designer Social

Nascida sem um braço, Paula aprendeu a usar sua característica especial para transformar o jeito com que muitas pessoas veem o mundo. Ela entende o tempo e as necessidades de cada lugar onde passa para usa o design para facilitar a evolução.

Wellington Nogueira

Doutores da Alegria

Enquanto tentava carreira na Broadway, Wellington aceitou o convite de uma amiga para conhecer o trabalho de Patch Adams nos hospitais para crianças com câncer. Ali descobriu sua vocação e passou a dedicar sua vida ao artista mais versátil que existe: o palhaço. E assim mudou a vida de milhares de crianças no Brasil.

Safia Minney

People Tree

Pioneira no tema do comércio justo, Safia fundou no início dos anos 90 a People Tree, uma das primeiras marcas de roupas sustentáveis do mundo. Com o crescimento da empresa, Safia se tornou uma voz de referência na melhora das condições de trabalho na indústria têxtil pelo mundo.

 

Fale Conosco

Somos acima de tudo

 

Sobre o projeto

Histórias de líderes que inspiram a evolução dos negócios.

Quem é Rodrigo V Cunha?

logotype-monogram.png

Rodrigo V Cunha estuda movimentos contemporâneos de evolução da humanidade para interpretar e compartilhar conteúdos em diferentes formas: palestras, textos, apresentações, artigos e conversas.

 

Rodrigo é CEO da ProfilePR, uma agência de relações públicas que conta histórias que inspiram a evolução para marcas como Anima Educação, NovoNordisk, ThoughtWorks, CBMM, Maraé Investimentos, TED, UN Foundation, Yale, entre outras. Rodrigo é também embaixador-sênior do TED no Brasil, sócio da agência LiveAD e curador do LiveTalks.

 

Organiza voluntariamente retiros sobre desenvolvimento de consciência com líderes de diversos países e está escrevendo o livro Humanos de Negócios, que vai contar histórias de líderes que transformam o jeito de fazer negócios com base em valores positivos, sonhos e paixão.

 

Organizou o livro ‘Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, escolhido pela revista Exame como um dos 10 melhores do mundo em 2004 e foi colunista da revista Vida Simples.

 

Idealizou a rede +SocialGood, para a Fundação das Nações Unidas. É membro da NELIS, rede global de líderes pela sustentabilidade, é conselheiro do Civi-Co e membro-fundador do movimento AGORA!, que tem o objetivo de atualizar a maneira como se faz política no Brasil. Tem 41 anos, casado, três filhos e surfa desde os 12 anos.

Quer receber informações sobre o projeto em seu email?

Contato

salve@humanosdenegocios.com.br

+55 (11) 95413.2938

  • Instagram Humanos de Negócios
  • Linkedin Humanos de Negócios
  • Youtube Humanos de Negócios
  • Spotify Humanos de Negócios
  • Apple Podcast Humanos de Negócios

Humanos de Negócios 2018 a| Todos os direitos reservados